domingo, 21 de junho de 2009

Cidadão Instigado: Ode ao Mendigo Barbado




A primeira vez que ouvi "O tempo", canção composta, arranjada e interpretada pelo guitarrista Fernando Catatau e sua excelente banda Cidadão Instigado, pensei: Ah, legal! E foi só.

"Mas o tempo é/um amigo precioso" e com uma audição atrás da outra fui percebendo a beleza daquela letra, daquele arranjo e até da pequena, mas bem utilizada voz de Fernando, e não se consegue imaginar outra voz senão a dele cantando aquilo. Após algum tempo não consegui parar de ouvir a canção, descobrindo aos poucos cordas, vocais, teclados tudo num trabalho gostoso de ouvir, mas que, dada a sua complexidade, deve ter dado um trabalhão pra fazer.

Confesso que sempre tive uma inveja roxa da cena de Recife, que desde os anos 70 - pra dizer o mínimo- dando o que falar, haja visto e ouvido Alceu Valença Zé Ramalho, Lula Cortes, Lenine, a antológica banda Ave Sangria e outros mais.

O conterrãneoo Catatau foi mais esperto: Em vez de invejar, trabalhou. E o resultado é que o "mendigo barbado", imagem que segundo Catatau, na canção "Silêncio na Multidão" os desavisados fazem dele próprio, faz um trabalho riquíssimo, que torna-se de imediato um amigo precioso dos ouvidos mais seletivos que tiverem a sorte de ouvi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário